"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade". (Paulo Freire)

sábado, 9 de outubro de 2010

Programação para festejar o mês das crianças em Curiba (atividades gratuítas)

* Crianças tocam para crianças


"Crianças para Crianças" é um concerto em homenagem ao mês da criança, apresentado pelos pequenos e jovens instrumentistas da Orquestra Suzuki, formada por alunos de violino, viola e violoncelo e professores da Associação da Educação do Talento Musical do Paraná. O concerto será bem variado, desde música brasileira, como o Tico-Tico no Fubá de Zequinha de Abreu, canções do folclore brasileiro e de outros países até compositores clássicos. O método foi desenvolvido por no Japão, pouco depois da Segunda Guerra Mundial. O método consiste basicamente em aplicar brincadeiras, para que a criança se divirta enquanto aprende. A ideia é criar um ambiente parecido com o que a criança tem para aprender a sua língua materna.
Ingresso: Um brinquedo ou gibi/livro infantil em boas condições para ser doado para as crianças dos Hospitais Pequeno Príncipe e Erasto Gaertner.
Data: 24/10/2010.
Horários: 17h
Local: Capela Santa Maria - Espaço Cultural



# Contação de histórias
Data: 17 e 28/10
Horário: 15h
Local: Casa da leitura Augusto Stresser
Ingresso: Gratuíto



# Memórias do palhaço amoroso
Data: 12/10
Horário: 16h
Local: Guairinha
Ingresso: gratuíto


Memória do palhaço amoroso (foto divulgação)

Sobre o Palhaço!

Um palhaço está de malas prontas. Para onde ele vai? Brincando com seus pensamentos, sentimentos e inspirações ele une suas memórias, conta do seu presente e vai revelando o motivo da viagem: seu amigo que vinha visitá-lo não vem mais, então ele vai encontrá-lo para folhearem juntos o livro de suas lembranças. Infância, amizade, amor e as coisas essenciais desenham seus planos futuros e lhes dão boa viagem!

Memórias do Palhaço Amoroso’ quer mostrar situações onde a criança se identifique e reviva a linguagem das suas experiências. A proposta do texto busca enaltecer as capacidades humanas da memória e das lembranças como forma de reconhecimento da subjetividade – dos nossos valores e potenciais – frente a um mundo tecnológico e virtual.
O espetáculo busca a integração dos aspectos lúdicos, mágicos e reais que recheiam a história, numa encenação inovadora e criativa, além de compreender o nível de importância que a criança dá às coisas por estar num processo constante de compreensão e apreensão do mundo. A ênfase no imaginário pode suprir os vazios de sentido da criança, vazio que a civilização provoca.



# Roda de leitura
Data: 20 e 28/10
Horário: 9h
Local: Casa da leitura Augusto Stresser
Ingresso: Gratuíto


# Professor Concertino Melodia
Data: até 24/10
Horário: 11h
Local: Teatro do Piá
Ingresso: Gratuíto



Música clássica é tema de peça infantil no Teatro do Piá

Neste domingo tem teatro de graça para as crianças . Elas vão poder conhecer o professor Concertino Melodia, que adora música clássica. Ele costuma observar atentamente o som do violino, violoncelo e piano. Com eles vê se formarem sonatas e sinfonias encantadoras. Seu amor por este gênero musical é tão grande que não cabe só nele: Concertino deseja que todos os seus amigos também ouçam música clássica e, como ele, se apaixonem por ela. A direção e texto é de Jorge Miyashiro.




# Hora do conto infantil (O patinho feio)
Data: 30/12
Horário: 14:30 as 17h
Local: Instituto Cervantes de Curitiba
Ingressos: gratuíto.


O patinho feio narra a história de uma pequena ave cuja feiura causa desprezo entre os animais no lugar onde nasceu. Um dos contos clássicos mais difundidos e admirados da literatura universal, com uma trama que seduz e encanta. Remete-nos a solidariedade e respeito as diferenças. Ele vence as adversidades do destino, superando todos os obstáculos e provocando o respeito e admiração de todos...



# Na fazenda das meias
Datas: 31/10 a 21/11
Horário: 11h
Local: Teatro do Piá
Ingressos: gratuíto
A história acontece em uma fazenda, onde moram muitos animais, entre eles o cachorro, o papagaio, o tio bode, a vaca, a galinha e a pata. Lá também moram os terríveis e mal humorados urubu e o jacaré. Eles não gostam de nada e nem de ninguém.

Todos estão ansiosos esperando a grande Festa dos Girassóis, para comemorar a colheita e a fartura. Mas os terríveis vilões farão tudo para estragar a festa. Como será que acaba esta história?...

 
 
# Grande festa no Parque Barigui no dia das crianças 
Para comemorar o Dia da Criança, 12 de outubro, a Prefeitura promoverá uma série de eventos, organizados pelas secretarias municipais do Esporte e Lazer, Antidrogas, Saúde e Defesa Social, a partir deste sábado (9). A programação vai até dia 17.

Fonte: http://parana-online.com.br/editoria/cidades/news/482274/?noticia=GRANDE+FESTA+NO+BARIGUI+NO+DIA+DA+CRIANCA


*Mais e outras informações: http://aprtb.blogspot.com/2010_07_01_archive.html

* Fundação Cultural de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário