"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade". (Paulo Freire)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aprendendo através dos jogos

Área de formação humana: Pensamento lógico matemático
Modalidade do tempo didático: sequência didática.
Período de aplicação: segundo semestre.

JUSTIFICATIVA
Desenvolver o raciocínio lógico matemático é estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações da criança com outros colegas.


OBJETIVO
# Estabelecer relação número-quantidade.

INTERVENÇÃO METODOLÓGICA E REGISTRO VISUAL
1) Selecionando objetos
Colocar na mesa diversos conjuntos de diferentes objetos (tampinhas, palitos, lápis, peças, tesouras, cartinhas, etc.) em diferentes quantidades.
Colocar fichas com os numerais sobre a mesa em ordem crescente.

2) Reconhecendo as quantidades...
Escolher uma criança e perguntar:
- Quantos elementos tem o grupo das tampinhas?
Contar as tampinhas e depois identificar nas fichas o numeral correspondente.
Separar a quantidade de objeto de acordo com a quantidade.

3) Construção de jogos matemáticos.
  • Confeccionar um dado:
Confeccionar um dado numerando de 1 a 6, usando circulos de e.v.a. Dividir a turma em grupos. Cada criança joga o dado e separa a quantidade de peças de acordo com o numero de círculos que está no dado.





Tirando do prato:
Colocar 10 objetos (tampinhas de garrafa pet) em um prato descartável e jogar o dado, e a criança terá que tirar do prato a quantidade sorteada. Vence quem ficar com o prato vazio. Ou vice-versa.

Jogo da velha:
 Cada jogador coloca uma peça em uma casinha, cada um na sua vez.
O objetivo do jogo é tentar colocar 3 peças seguidas e impedir que o outro jogador consiga por 3 peças seguidas.
 
  • Jogo da memória:
 Pedir para que a criança escolha 2 peças e vire-as para cima se forem iguais elas permanecem viradas para cima senão as mesmas são viradas pra baixo... é só repetir. Quando todas estiverem viradas para cima terminar o jogo.


 
Ábaco:
 O objetivo é colocar os números de 1-10 em ordem  e na quantidade certa.
 
Bingo dos numerais:
O professor/educador diz os números que saem e os jogadores vão marcando esses números nas suas cartelas. Ganha quem terminar antes de marcar toda a cartela.
 
Coleções:
  Foi pedido para os pais/ responsáveis que montassem em casa uma coleção de qualquer objeto. Quando as coleções estavam prontas, foi conversado com as crianças sobre o que é uma coleção, quem conhece alguém que coleciona algum objeto. Cada criança contou a quantidade de objetos de sua coleção, com o auxílio do professor/ educador.
 
Tiro ao alvo:
Montamos um jogo de tiro ao alvo, com a finalidade de reconhecer os números que as crianças acertam.
 
 Juntando as metades:
O objetivo desse jogo é relacionar a quantidade ao número.
 
 
 
Exposição dos jogos
 
 
 
 




 
MATERIAIS
E.V.A, papel cartaz, sulfite, papelão, garrafa pet, durex colorido, objetos variados (fuxicos, grampos de roupas,...), palitos de churrasco, caixa de ovo, canetão, lápis de cor.

AVALIAÇÃO
Ao final dessas atividades, espera-se que as crianças possam relacionar a quantidade ao número correto (de 1-10).

PARECER FINAL
As crianças já conseguem com facilidade fazer essa relação entre o número e a quantidade. A exploração desses jogos possibilitou essa  compreensão.

REFERÊNCIAS
Revista Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/tiba
Diretrizes da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Curitiba (2008)

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