"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade". (Paulo Freire)

domingo, 5 de setembro de 2010

Tempo de Inventar

Modalidade do tempo didático: Sequência didática
Área de formação humana: Linguagens visuais
Turma: Pré B (crianças de 4 a 5 anos)
Tempo estimado: 2 meses.
Objetivos:
  • Ampliar as possibilidades expressivas no uso de materiais diversos;
  • Utilizar o desenho, a pintura e a escultura nas suas criações;
  • Apreciar as suas produções, a dos colegas e as diferentes manifestações artísticas;
  • Identificar as diferentes produções artísticas como o desenho, a pintura e a escultura;
  • Explorar os elementos da linguagem visual: cor, volume e textura;
  • Expressar opiniões e sensações na leitura de suas criações e de outros processos de leitura;
  • Ampliar gradativamente seu percurso individual, nas suas criações artísticas;
  • Visitar espaços culturais diversos;
  • Conhecer e interessar-se por manter o patrimônio cultural, reconhecendo a importância de seu papel nesse processo.


     ATIVIDADES PROPOSTAS


# Desenhos utilizando sulfite, giz-de-cera, canetinhas e lápis de cor:
A proposta da sequência didática é ter uma série de atividades, que vão evoluindo de modo que a criança possa desenvolver e aprimorar as suas habilidades. O objetivo do desenho nessa sequência é ampliar gradativamente o percurso individual da criança, nas suas criações artísticas.



Nessa foto, mostra a criança que desenhou ela mesma. O interessante, é a riqueza de detalhes que ela demonstra em seu desenho: cabelos encaracolados, olhos grandes, face arredondada...



 # Desenhando e pintando no Paint Brush:



Nessa atividade, as crianças exploraram os diferentes tipos de recursos que esse programa disponibiliza. De início, expliquei como funciona o programa e quais são as suas ferramentas. Algumas crianças conseguiram até fazer desenhos mais elaborados no computador, também usaram cores e grossuras diferentes  de pincéis. Enfim, nos divertimos muito!


# Pintura em azulejo:



No pátio do CMEI há dois murais de azulejo, onde as crianças adoram brincar e desenhar. Nesse momento entregamos canetões coloridos para as crianças e elas foram expressar a sua criatividade neles.

# Pintura com flor de trigo:

Nessa atividade, as crianças ficaram surpresas com a flor de trigo, pois nunca a tinham visto e ficaram espantadas ao saber que dessas flores, se faz a farinha de trigo que dá origem ao pão.O resultado foi muito legal!

# Pintura com cola colorida em caixa de leite:

Pedimos para que os pais contribuissem com uma caixa vazia de leite e apartir dela, fizemos arte!


# Desenho mágico:



No desenho mágico, as crianças se surpreenderam com o resultado pois não acreditavam que desenhando com giz-de-cera branco no sulfite branco iria parecer algo depois. Devido a essa desconfiança, muitos desenhos foram apenas "garatujas" (rabiscos), o que não é o caso do desenho acima.

#Experimentando texturas:



Nessa etapa, o foco era garantir que as crianças tivessem acesso a diferentes materiais e possibilidades de escolha como um requisito importante para a qualidade de suas produções. A possibilidade de escolha oportuniza a criança, uma percepção sensorial e de sensibilidade pessoal sobre os materiais e assim aos poucos, ela vai constuindo uma marca pessoal a seus trabalhos.
Sobre uma mesa grande, coloquei tinta guache,  pincéis, rolinhos, lápis de cor, carvão, canetinhas, giz-de-cera,  espumas e diversos tipos de papéis: camurça, kraft, sulfite, cartolina, lixas, ...
Os materiais preferidos pelas crianças nessa atividade foram o rolinho de pintura e a tinta guache. Houve disputas pelos rolinhos e na falta deles, procuravam pelos pincéis.


# Desenhando com o programa "O artista mágico" da Wall Disney:


As crianças adoram desenhar no computador  e explorar as ferramentas que ele disponibiliza. Nesse programa o que mais chamou a atenção  das crianças são os desenhos que podem ser postados na página em branco e eles tocam e dançam. Quase todos os desenhos se movem na página.

# Desenhando com tecidos:


Foi entregue as crianças uma caixinha com pedaços pequenos de tecidos coloridos, cola e sulfite branco. Pedi para que elas fizessem desenhos apartir desses materiais. Na foto acima, a criança desenhou uma flor.

# Pintando com verniz vitral:




A garotada adorou essa atividade,  com um pequeno palito de dente elas pintaram as folhas de sulfite com o verniz vitral. O resultado foi muito interessante.

# Desenhando com o programa "Drawing for children":





Essa foi a última atividade da sequência didática utilizando o desenho no computador. Pode-se perceber que há uma nítida diferença no desenvolvimento do desenho no computador quando comparado com os desenhos anteriores, como os feitos no  programa do Paint Brush.

  # Escultura





  A escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Embora ela é utilizada para repesentar qualquer coisa ou coisa nenhuma , a maior parte das esculturas representam a figura humana.
Com um pedaço de argila nas mãos, as crianças criaram suas obras. O resultado foi diverso, desde uma escultura feita com pequenas bolinhas achatadas até a escrita do nome em formato tri-dimensional.


# Apreciando a obra de outros artistas:

Iniciei essa etapa realizando uma conversa com as crianças sobre os diferentes tipos de expressões artísticas. Para me auxiliar na conversa, utilizei a pasta confeccionada pelas crianças com os seus materiais produzidos durante as atividades de artes visuais, material do projeto "Museu na escola" e imagens do site do Museu Virtual de Arte Brasileira ( http://www.museuvirtual.com.br/.) através de um dispositivo móvel.


As crianças se surpreenderam com suas atividades e comparavam entre si suas obras. Na apresentação das obras de artistas famosos, elas prestavam atenção em detalhes como as cores, flores,...
O objetivo dessa atividade foi uma livre apreciação das obras.

#  Visita a espaços culturais diversificados:  Museu do Boneco Animado de São José dos Pinhais (29/09/2010)


Fonte: http://www.sjp.pr.gov.br/noticias/imagens_news/Image/cultur3.jpg

Avaliação:
Nessa sequência didática buscamos que as crianças tenham contato com diferentes riscantes, papéis variados, o uso do computador, entre outros materiais e recursos possibilitando que a criança possa explorá-los em seu universo criador.
Após essa experimentação, as crianças devem avaliar as diferentes produções, expressar opiniões e sensações apartir de suas obras e de artistas famosos.



 
Musica: Toda criança quer (Palavra cantada)





Nenhum comentário:

Postar um comentário