"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade". (Paulo Freire)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Grandes invenções

Modalidade do tempo didático: Sequência didática.



Área de Formação Humana: Identidade.

Objetivo:



  • Compreender a importância da higiene pessoal para manutenção da saúde física.
Tempo estimado: 15 dias.

Materiais necessários: sulfite, revistas, papel kraft, computador, glicerina, essência e corante.

Desenvolvimento:


1) Trabalhar o poema “Meu corpo”:


"Eu tenho dois olhos que são para ver.


Eu tenho um nariz que é para cheirar.


Eu tenho uma boca que serva para comer.


Eu tenho duas orelhas que são para escutar.


E dois braços que servem para dar abraços".


(autor desconhecido)


2) Diferenças e semelhanças:

Entregar revistas para que as crianças observarem as diferenças físicas entre as pessoas: cor dos olhos, cabelo, altura, boca, nariz,...

Fazer uma roda com os colegas e discutir sobre as semelhanças e diferenças dos colegas da sala. Registrar a conversa.



3) Desenhando suas características

Cada um irá se desenhar em uma folha de papel sulfite, cor dos cabelos e dos olhos,... Fazer uma moldura com canudos coloridos.


4) Montando um gráfico...

Quantos têm cabelos loiros?


Quantos têm cabelos pretos?


Quantos têm cabelos castanhos?




5) Organizar um mural com as características da turma.

Quem é o maior?


Quem é o menor?


Quem é loiro?


Quem é moreno?


Cabelo curto?

Cabelo comprido?








6) Apresentar um vídeo sobre os cuidado com o corpo.



7) Conversa.

Disparador: Higiene.


Em uma conversa com as crianças, falar sobre os cuidados com o nosso corpo. Falar sobre as grandes invenções: sabonete, xampu e chuveiro.



8) Vamos fazer o nosso sabonete!

Materiais: 50g de glicerina, 2ml de essência e corante.

Passo a passo:

Pique a glicerina no copo medidor,

Levar ao microondas para derreter,

Despejar a mistura no corpo descartável,


Coloque a essência e o corante e misture,


Deixar secar e desenformar quebrando o corpo descartável.






10) Trabalhando com rótulos:

Pedir para as crianças que tragam de casa rótulos de produtos de higiene pessoal. Organizar um cartaz descrevendo ao lado do produto, para quê cada um serve.



11) Confeccionando rótulos:

Confeccionar no computador, rótulos para os sabonetes.




12) Confeccionando livro:

Vamos confeccionar um livro com as crianças sobre higiene (Higiene pessoal) com dicas, desenhos, problemas e benefícios. Este livro será levado pelas crianças para casa, para que sirva também de orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário