O Jogo “A galinha Ruiva” foi desenvolvido pelas educadoras Selma e Lucimara, juntamente com a professora Gisele. Inicialmente, montamos na Permanência o jogo, conforme mostra a figura abaixo:
Na sequência, montamos a história da “A galinha ruiva” em varal, para melhor visualização. (Fig.02). Em sala, realizamos a contação de história “ A galinha ruiva”, depois as crianças fizeram outra leitura da história, lendo com suas próprias palavras as imagens que estavam no varal.
Para que as crianças tivessem acesso as regras, foi feito com as crianças uma conversa, apresentando a elas o jogo.
Na primeira rodada, apenas 4 crianças de cada vez jogaram ele, enquanto as outras crianças aguardavam sua vez realizando uma outra atividade. As educadoras acompanharam com orientações na primeira rodada, para que as crianças obedecessem as regras, após as crianças realizaram sozinhas o jogo. ( Fig. 03).
As crianças demonstraram uma relativa ansiedade na espera pela sua vez no jogo e principalmente, muito interesse. Ao contarem os ovos que cada jogador tinha no final da rodada, elas demonstraram bom conhecimento dos números (1-10) e nenhuma criança demonstrou frustração por não terem ganhado o jogo, pois ao final todos comemoravam com o ganhador, batendo palmas para ele.
DESCRIÇÃO DO JOGO.
NOME: A galinha ruiva.
CATEGORIA: Todos se foram.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
Ampliar relações quantitativas, desenvolvendo gradativamente o conceito de número e o pensamento operativo.
OBJETIVO ESPECÍFICOS:
Comparar quantidades de pequenos grupos de objetos, utilizando as palavras “mais ou menos”, ou outras;
Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa, correspondência de agrupamento.
FAIXA ETÁRIA: 3-4 anos.
MATERIAIS:
Um tabuleiro, representado pela imagem impressa de uma galinha e de ovos (25 ovos);
1 dado, confeccionado com uma caixa pequena de papelão e com desenho de ovos para representar as quantidades.
NÚMERO DE JOGADORES POR RODADA: 4 crianças.
REGRAS:
A cada rodada, a criança joga o dado e de acordo com a quantidade, ela retira do tabuleiro o número de ovos do ninho.
REFERÊNCIAS
DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CURITIBA. Prefeitura Municipal de Curitiba, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário