"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade". (Paulo Freire)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Poesia: uma brincadeira com as palavras

Área de formação humana: linguagem oral.
Modalidade do tempo didático: Projeto.
Período de aplicação: anual

JUSTIFICATIVA:
Desenvolver a oralidade é uma das habilidades que se espera nos primeiros anos de escolaridade. Nas turmas de pré-escola, é possível fazer isso de diversas formas. Brincadeiras cantadas, como músicas e cantigas de roda, ou faladas, como trava-línguas e parlendas, sempre são bem recebidas nessa idade. De forma lúdica, elas ampliam as possibilidades de comunicação e expressão e promovem o interesse pelos vários gêneros orais e escritos. Entre os diversos gêneros textuais, a poesia se adapta muito bem a esse tipo de atividade. (Revista Nova Escola)


OBJETIVOS:
Objetivo geral
  • Desenvolver gradativamente a linguagem oral em diferentes situações de interação.
Objetivos específicos
  • Ampliar o vocabulário;
  • Reconhecer a poesia como um gênero literário;
  • Estabelecer uma relação entre a linguagem verbal e a expressão plástica;
  • Oportunizar o contato com a leitura e a escrita;
  • Reconhecer, usar e recitar poemas;
  • Utilizar e reconhecer rimas em suas brincadeiras;
  • Integrar a família ao CMEI.

INTERVENÇÃO METODOLÓGICA E REGISTRO VISUAL

1)Conversa: através de uma conversa com as crianças, as crianças saberão o que é um poema e o que são rimas. As crianças também falarão sobre algumas rimas que conhecem, por exemplo, Ana-banana, etc.


2) Pasta da poesia: Nessa pasta conterá um “saquinho de poemas”, com poemas previamente selecionados, uma caixa de lápis de cor, um lápis preto, uma caneta esferográfica azul, uma borracha e papéis sulfite. A criança leva ela para casa e um familiar selecionará um poema do saquinho, irá ler para a criança. A pasta retornará ao CMEI com um registro descritivo (opinião da criança sobre o poema) na folha de papel sulfite e uma ilustração feita pela criança.


Os poemas selecionados são:

  • O convite (José Paulo Paes)
  • O pato (Vinícius de Moraes)
  • A foca (Vinícius de Moraes)
  • As borboletas (Vinícius de Moraes)
  • A casa (Vinícius de Moraes)
  • Paraíso (José Pulo Paes)
  • Pula, pula na panela (Cecília Poeta)
  • Brincadeiras (Ricardo Azevedo)
  • Viagem Estrelada (Ricardo Azevedo)
  • A beleza das cores (Sônia Junqueira)
  • Com quê se faz o quê (Clarice Pacheco)
  • Rimas malucas (Elias José)
  • Tem que ter uma flor (Zecchino D´oro)
  • A história da banana (Lalau e Laura Beatriz)
  • A lagartixa (Da Costa e Silva)
  • Ou isto ou aquilo (Cecília Meireles)
  • A pipa e o vento (Cleonice Rainho)
  • O cavalinho branco (Cecília Meireles)
  • O colar de Carolina (Cecília Meireles)
  • A cigarra canta e encanta (Ana Maria Marques)
  • O galo pretinho (Ana Maria Marques)
  • Passarinho fofoqueiro (José Paulo Paes)
  • As abelhas (Vinícius de Moraes)
  • A avó (Olavo Bilac)
  • A boneca (Olavo Bilac).
3)Poema coletivo:
Criar com as crianças um poema, na qual será focado principalmente no uso de rimas.

4)Convite:
Confeccionar com as crianças um convite para enviar para a família para vir até o CMEI para um recital de poesias

5)Recital de poesias:
A sala será decorada e preparada para o recital. Primeiramente, deverá ser explicado para os pais qual a finalidade daquele momento e então começaremos as apresentações.


6)Montagem do livro “Uni-duni-tê: o escolhido foi você”.
Será escolhidas algumas parlendas e adivinhas, onde cada criança (2-3X por semana) irã ilustrar e fazer tentativas de escrita da parlenda/adivinha. Antes dessa atividade, as crianças apresentarão oralmente, com o auxílio do CD, a parlenda.


Fig. )1 Foto de algumas páginas do livro "Uni-duni-tê: o escolhido foi você”.


 
Lista de parlendas e adivinhas:
  • Era uma vez, três;
  • Carrocinha;
  • Jacaré;
  • Um homenzinho torto;
  • Tum, tum: quem é?;
  • Sou pequenininho...;
  • Eu era assim;
  • Janela, janelinha;
  • Tique-taque;
  • Sol e chuva;
  • Minha mãe mandou;
  • Eu com as quatro;
  • Pisei na pedrinha;
  • Quem cochicha;
  • Um homem bateu a minha porta;
  • Corre ratinho;
  • Saudades;
  • Lé com cré;
  • Subi na roseira;
  • Vamos passear na floresta;
  • Coruja.
O que é, o que é:

  • O meu nome;
  • O elefante;
  • Seu nariz;
  • O ferro de passar roupa;
  • A chuva;
  • A toalha.
7)Livro “Não confunda”
Recortar o rosto das fotos das crianças no computador e imprimir em papel sulfite. Pedir para as crianças terminarem de desenhar o seu corpo e montar uma rima com o seu nome.

  Fig. 02 Foto de algumas páginas do livro "“Não confunda”


 
  MATERIAIS:
Painel de TNT (pronto do CMEI), E.V.A, sulfite, lápis de cor, borracha, papel bobina, tinta guache, saquinho plástico e canetinhas.

AVALIAÇÃO:
Com esse projeto, retende-se que as crianças ampliem seus vocabulários, sabendo recitar e reconhecer uma poesia em suas brincadeiras.

REFERÊNCIAS
REVISTA NOVA ESCOLA: http://revistaescola.abril.com.br/

OBS: mais fotos e detalhes no portfólio da turma do Pré B- 2010.

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