Modalidade do tempo didático: Projeto.
Período de aplicação: anual
JUSTIFICATIVA:
Desenvolver a oralidade é uma das habilidades que se espera nos primeiros anos de escolaridade. Nas turmas de pré-escola, é possível fazer isso de diversas formas. Brincadeiras cantadas, como músicas e cantigas de roda, ou faladas, como trava-línguas e parlendas, sempre são bem recebidas nessa idade. De forma lúdica, elas ampliam as possibilidades de comunicação e expressão e promovem o interesse pelos vários gêneros orais e escritos. Entre os diversos gêneros textuais, a poesia se adapta muito bem a esse tipo de atividade. (Revista Nova Escola)
OBJETIVOS:
Objetivo geral
- Desenvolver gradativamente a linguagem oral em diferentes situações de interação.
- Ampliar o vocabulário;
- Reconhecer a poesia como um gênero literário;
- Estabelecer uma relação entre a linguagem verbal e a expressão plástica;
- Oportunizar o contato com a leitura e a escrita;
- Reconhecer, usar e recitar poemas;
- Utilizar e reconhecer rimas em suas brincadeiras;
- Integrar a família ao CMEI.
INTERVENÇÃO METODOLÓGICA E REGISTRO VISUAL
1)Conversa: através de uma conversa com as crianças, as crianças saberão o que é um poema e o que são rimas. As crianças também falarão sobre algumas rimas que conhecem, por exemplo, Ana-banana, etc.
2) Pasta da poesia: Nessa pasta conterá um “saquinho de poemas”, com poemas previamente selecionados, uma caixa de lápis de cor, um lápis preto, uma caneta esferográfica azul, uma borracha e papéis sulfite. A criança leva ela para casa e um familiar selecionará um poema do saquinho, irá ler para a criança. A pasta retornará ao CMEI com um registro descritivo (opinião da criança sobre o poema) na folha de papel sulfite e uma ilustração feita pela criança.
Os poemas selecionados são:
- O convite (José Paulo Paes)
- O pato (Vinícius de Moraes)
- A foca (Vinícius de Moraes)
- As borboletas (Vinícius de Moraes)
- A casa (Vinícius de Moraes)
- Paraíso (José Pulo Paes)
- Pula, pula na panela (Cecília Poeta)
- Brincadeiras (Ricardo Azevedo)
- Viagem Estrelada (Ricardo Azevedo)
- A beleza das cores (Sônia Junqueira)
- Com quê se faz o quê (Clarice Pacheco)
- Rimas malucas (Elias José)
- Tem que ter uma flor (Zecchino D´oro)
- A história da banana (Lalau e Laura Beatriz)
- A lagartixa (Da Costa e Silva)
- Ou isto ou aquilo (Cecília Meireles)
- A pipa e o vento (Cleonice Rainho)
- O cavalinho branco (Cecília Meireles)
- O colar de Carolina (Cecília Meireles)
- A cigarra canta e encanta (Ana Maria Marques)
- O galo pretinho (Ana Maria Marques)
- Passarinho fofoqueiro (José Paulo Paes)
- As abelhas (Vinícius de Moraes)
- A avó (Olavo Bilac)
- A boneca (Olavo Bilac).
3)Poema coletivo:
Criar com as crianças um poema, na qual será focado principalmente no uso de rimas.
4)Convite:
Confeccionar com as crianças um convite para enviar para a família para vir até o CMEI para um recital de poesias
5)Recital de poesias:
A sala será decorada e preparada para o recital. Primeiramente, deverá ser explicado para os pais qual a finalidade daquele momento e então começaremos as apresentações.
6)Montagem do livro “Uni-duni-tê: o escolhido foi você”.
Será escolhidas algumas parlendas e adivinhas, onde cada criança (2-3X por semana) irã ilustrar e fazer tentativas de escrita da parlenda/adivinha. Antes dessa atividade, as crianças apresentarão oralmente, com o auxílio do CD, a parlenda.
Fig. )1 Foto de algumas páginas do livro "Uni-duni-tê: o escolhido foi você”.
Lista de parlendas e adivinhas:
- Era uma vez, três;
- Carrocinha;
- Jacaré;
- Um homenzinho torto;
- Tum, tum: quem é?;
- Sou pequenininho...;
- Eu era assim;
- Janela, janelinha;
- Tique-taque;
- Sol e chuva;
- Minha mãe mandou;
- Eu com as quatro;
- Pisei na pedrinha;
- Quem cochicha;
- Um homem bateu a minha porta;
- Corre ratinho;
- Saudades;
- Lé com cré;
- Subi na roseira;
- Vamos passear na floresta;
- Coruja.
- O meu nome;
- O elefante;
- Seu nariz;
- O ferro de passar roupa;
- A chuva;
- A toalha.
Recortar o rosto das fotos das crianças no computador e imprimir em papel sulfite. Pedir para as crianças terminarem de desenhar o seu corpo e montar uma rima com o seu nome.
Fig. 02 Foto de algumas páginas do livro "“Não confunda”
MATERIAIS:
Painel de TNT (pronto do CMEI), E.V.A, sulfite, lápis de cor, borracha, papel bobina, tinta guache, saquinho plástico e canetinhas.
AVALIAÇÃO:
Com esse projeto, retende-se que as crianças ampliem seus vocabulários, sabendo recitar e reconhecer uma poesia em suas brincadeiras.
REFERÊNCIAS
REVISTA NOVA ESCOLA: http://revistaescola.abril.com.br/
OBS: mais fotos e detalhes no portfólio da turma do Pré B- 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário