"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade". (Paulo Freire)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Chá de boneca

O grupo metamorfose convida a todos os educadores para um chá de bonecas onde entre outros assuntos, estuda a imaginação.


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aprendendo através dos jogos

Área de formação humana: Pensamento lógico matemático
Modalidade do tempo didático: sequência didática.
Período de aplicação: segundo semestre.

JUSTIFICATIVA
Desenvolver o raciocínio lógico matemático é estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações da criança com outros colegas.


OBJETIVO
# Estabelecer relação número-quantidade.

INTERVENÇÃO METODOLÓGICA E REGISTRO VISUAL
1) Selecionando objetos
Colocar na mesa diversos conjuntos de diferentes objetos (tampinhas, palitos, lápis, peças, tesouras, cartinhas, etc.) em diferentes quantidades.
Colocar fichas com os numerais sobre a mesa em ordem crescente.

2) Reconhecendo as quantidades...
Escolher uma criança e perguntar:
- Quantos elementos tem o grupo das tampinhas?
Contar as tampinhas e depois identificar nas fichas o numeral correspondente.
Separar a quantidade de objeto de acordo com a quantidade.

3) Construção de jogos matemáticos.
  • Confeccionar um dado:
Confeccionar um dado numerando de 1 a 6, usando circulos de e.v.a. Dividir a turma em grupos. Cada criança joga o dado e separa a quantidade de peças de acordo com o numero de círculos que está no dado.





Tirando do prato:
Colocar 10 objetos (tampinhas de garrafa pet) em um prato descartável e jogar o dado, e a criança terá que tirar do prato a quantidade sorteada. Vence quem ficar com o prato vazio. Ou vice-versa.

Jogo da velha:
 Cada jogador coloca uma peça em uma casinha, cada um na sua vez.
O objetivo do jogo é tentar colocar 3 peças seguidas e impedir que o outro jogador consiga por 3 peças seguidas.
 
  • Jogo da memória:
 Pedir para que a criança escolha 2 peças e vire-as para cima se forem iguais elas permanecem viradas para cima senão as mesmas são viradas pra baixo... é só repetir. Quando todas estiverem viradas para cima terminar o jogo.


 
Ábaco:
 O objetivo é colocar os números de 1-10 em ordem  e na quantidade certa.
 
Bingo dos numerais:
O professor/educador diz os números que saem e os jogadores vão marcando esses números nas suas cartelas. Ganha quem terminar antes de marcar toda a cartela.
 
Coleções:
  Foi pedido para os pais/ responsáveis que montassem em casa uma coleção de qualquer objeto. Quando as coleções estavam prontas, foi conversado com as crianças sobre o que é uma coleção, quem conhece alguém que coleciona algum objeto. Cada criança contou a quantidade de objetos de sua coleção, com o auxílio do professor/ educador.
 
Tiro ao alvo:
Montamos um jogo de tiro ao alvo, com a finalidade de reconhecer os números que as crianças acertam.
 
 Juntando as metades:
O objetivo desse jogo é relacionar a quantidade ao número.
 
 
 
Exposição dos jogos
 
 
 
 




 
MATERIAIS
E.V.A, papel cartaz, sulfite, papelão, garrafa pet, durex colorido, objetos variados (fuxicos, grampos de roupas,...), palitos de churrasco, caixa de ovo, canetão, lápis de cor.

AVALIAÇÃO
Ao final dessas atividades, espera-se que as crianças possam relacionar a quantidade ao número correto (de 1-10).

PARECER FINAL
As crianças já conseguem com facilidade fazer essa relação entre o número e a quantidade. A exploração desses jogos possibilitou essa  compreensão.

REFERÊNCIAS
Revista Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/tiba
Diretrizes da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Curitiba (2008)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Escrita do nome próprio


O uso de crachás, alfabeto móvel e/ou fixo fornece a criança subsídios para que ela o use como ponto de referência para confrontar suas ideias sobre a língua escrita.




Além de identificar as pessoas e ser a palavra mais conhecida pelos pequenos, o nome é um modelo que fornece informações a criança sobre as letras e sua quantidade, variedade, posição e ordem.


O nome próprio tem uma característica: é fixo, sempre igual.





Referências:


Visita a chácara da Marianinha (COAN)

Prés A e B se divertiram e aprenderam a ter hábitos mais saudáveis na alimentação.



Hábitos saudáveis devem vir de berço

Luciana Neves
Repórter
A reeducação alimentar e a prática de atividade física desde a infância são fundamentais para prevenir a obesidade. No entanto, de nada adianta os pais imporem regras se não derem o exemplo na mesa do almoço e no lanche da tarde, e não se envolverem na mudança de hábitos dos pequenos. A nutricionista clínica e esportiva Carmem Zita Pinto Coelho afirma que os pais devem, portanto, adotar uma alimentação saudável, rica em verduras, legumes, frutas e carnes magras, e limitar a ingestão de gorduras e de açúcares.
Além desses fatores, os exercícios contribuem para um melhor nível de bem-estar, sem contar que melhoram o rendimento escolar dessas crianças. Para cada idade é preciso estimular a criança para determinada atividade. “Toda criança pode aprender brincando, e a Educação Física pode trazer isso desde a educação infantil, de forma lúdica, criando um mundo mágico de fantasias, ensinando a criança a ter hábitos saudáveis, além de benefícios motor, cognitivo e socioafetivo

Atitudes contra obesidade

• Imponha disciplina de horários à criança para alimentar
• Acostumá-la desde pequena a comer fruta e legumes
• As guloseimas não precisam ser abolidas do cardápio, mas não devem ser oferecidas diariamente
• Faça um acordo com a criança e eleja um dia da semana para as guloseimas ou sanduíche
•Introduza alimentos menos atraentes (legumes e verduras) em forma de brincadeira
• Sorteie uma verdura ou legume para ser experimentado no cardápio
• A amamentação até os seis meses de idade ajuda a prevenir a obesidade
• Prefira os legumes amassados e não batidos
• Crianças deve tomar 200 ml de leite, três vezes ao dia
•Evite passar mais de 4 horas sem alimentar
• Reduza o tempo da criança em frente à televisão e ao computador
• Elimine o hábito de comer em frente à televisão
•Combata o consumo exagerado de alimentos tipo fast-food
• Elimine o uso de condimentos calóricos como maionese e catchup
• Não agrade a criança com alimentos calóricos e guloseimas o tempo todo

Referências:

 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ler faz crescer!!!

O Banco Itaú lançou na semana passada um novo programa cultural que tem o objetivo de incentivar a leitura infantil, o banco está distribuindo kit de livros infantis gratuitamente. É só entrar no site http://www.lerfazcrescer.com.br/ e preencher o cadastro. Em 20 dias o kit chega à sua casa.



Peça já o seu kit!!!

sábado, 16 de outubro de 2010

Sou educadora...


16/10 DIA DO EDUCADOR
PARABÉNS PARA TODAS AS EDUCADORAS E PROFESSORAS DO
 CMEI JARDIM PARANAENSE!!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

sábado, 9 de outubro de 2010

Programação para festejar o mês das crianças em Curiba (atividades gratuítas)

* Crianças tocam para crianças


"Crianças para Crianças" é um concerto em homenagem ao mês da criança, apresentado pelos pequenos e jovens instrumentistas da Orquestra Suzuki, formada por alunos de violino, viola e violoncelo e professores da Associação da Educação do Talento Musical do Paraná. O concerto será bem variado, desde música brasileira, como o Tico-Tico no Fubá de Zequinha de Abreu, canções do folclore brasileiro e de outros países até compositores clássicos. O método foi desenvolvido por no Japão, pouco depois da Segunda Guerra Mundial. O método consiste basicamente em aplicar brincadeiras, para que a criança se divirta enquanto aprende. A ideia é criar um ambiente parecido com o que a criança tem para aprender a sua língua materna.
Ingresso: Um brinquedo ou gibi/livro infantil em boas condições para ser doado para as crianças dos Hospitais Pequeno Príncipe e Erasto Gaertner.
Data: 24/10/2010.
Horários: 17h
Local: Capela Santa Maria - Espaço Cultural



# Contação de histórias
Data: 17 e 28/10
Horário: 15h
Local: Casa da leitura Augusto Stresser
Ingresso: Gratuíto



# Memórias do palhaço amoroso
Data: 12/10
Horário: 16h
Local: Guairinha
Ingresso: gratuíto


Memória do palhaço amoroso (foto divulgação)

Sobre o Palhaço!

Um palhaço está de malas prontas. Para onde ele vai? Brincando com seus pensamentos, sentimentos e inspirações ele une suas memórias, conta do seu presente e vai revelando o motivo da viagem: seu amigo que vinha visitá-lo não vem mais, então ele vai encontrá-lo para folhearem juntos o livro de suas lembranças. Infância, amizade, amor e as coisas essenciais desenham seus planos futuros e lhes dão boa viagem!

Memórias do Palhaço Amoroso’ quer mostrar situações onde a criança se identifique e reviva a linguagem das suas experiências. A proposta do texto busca enaltecer as capacidades humanas da memória e das lembranças como forma de reconhecimento da subjetividade – dos nossos valores e potenciais – frente a um mundo tecnológico e virtual.
O espetáculo busca a integração dos aspectos lúdicos, mágicos e reais que recheiam a história, numa encenação inovadora e criativa, além de compreender o nível de importância que a criança dá às coisas por estar num processo constante de compreensão e apreensão do mundo. A ênfase no imaginário pode suprir os vazios de sentido da criança, vazio que a civilização provoca.



# Roda de leitura
Data: 20 e 28/10
Horário: 9h
Local: Casa da leitura Augusto Stresser
Ingresso: Gratuíto


# Professor Concertino Melodia
Data: até 24/10
Horário: 11h
Local: Teatro do Piá
Ingresso: Gratuíto



Música clássica é tema de peça infantil no Teatro do Piá

Neste domingo tem teatro de graça para as crianças . Elas vão poder conhecer o professor Concertino Melodia, que adora música clássica. Ele costuma observar atentamente o som do violino, violoncelo e piano. Com eles vê se formarem sonatas e sinfonias encantadoras. Seu amor por este gênero musical é tão grande que não cabe só nele: Concertino deseja que todos os seus amigos também ouçam música clássica e, como ele, se apaixonem por ela. A direção e texto é de Jorge Miyashiro.




# Hora do conto infantil (O patinho feio)
Data: 30/12
Horário: 14:30 as 17h
Local: Instituto Cervantes de Curitiba
Ingressos: gratuíto.


O patinho feio narra a história de uma pequena ave cuja feiura causa desprezo entre os animais no lugar onde nasceu. Um dos contos clássicos mais difundidos e admirados da literatura universal, com uma trama que seduz e encanta. Remete-nos a solidariedade e respeito as diferenças. Ele vence as adversidades do destino, superando todos os obstáculos e provocando o respeito e admiração de todos...



# Na fazenda das meias
Datas: 31/10 a 21/11
Horário: 11h
Local: Teatro do Piá
Ingressos: gratuíto
A história acontece em uma fazenda, onde moram muitos animais, entre eles o cachorro, o papagaio, o tio bode, a vaca, a galinha e a pata. Lá também moram os terríveis e mal humorados urubu e o jacaré. Eles não gostam de nada e nem de ninguém.

Todos estão ansiosos esperando a grande Festa dos Girassóis, para comemorar a colheita e a fartura. Mas os terríveis vilões farão tudo para estragar a festa. Como será que acaba esta história?...

 
 
# Grande festa no Parque Barigui no dia das crianças 
Para comemorar o Dia da Criança, 12 de outubro, a Prefeitura promoverá uma série de eventos, organizados pelas secretarias municipais do Esporte e Lazer, Antidrogas, Saúde e Defesa Social, a partir deste sábado (9). A programação vai até dia 17.

Fonte: http://parana-online.com.br/editoria/cidades/news/482274/?noticia=GRANDE+FESTA+NO+BARIGUI+NO+DIA+DA+CRIANCA


*Mais e outras informações: http://aprtb.blogspot.com/2010_07_01_archive.html

* Fundação Cultural de Curitiba

Semana da criança

Sexta-feira...


# Visita dos Palhaços Fagulha e Paçoca pela manhã...

Todo o CMEI se divertiu.



 

#Festa comemorativa ao "Dia das Crianças" a tarde...



Que festa boa!!!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA.wmv

Semana da criança

Quinta-feira....


#Oficina de brinquedos (sucatas)

Maternal I


Prés A e B

Todas as salas capricharam na criatividade.



#Contação de histórias
Menina Bonita do laço de fita de Ana Maria Machado

Contadora de histórias Ariadne apresentando a história "Menina bonita do laço de fita" em todas as salas do CMEI.

As meninas adoraram colocar o laço de fita vermelho no cabelo e receber a "patinha do coelho" na mão.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Semana da criança

Terça-feira....

 Devido ao mau tempo fizemos um piquenique na sala.


Semana da criança

Segunda-feira...

Berçário II e Maternal I brincando na piscina de bolinhas.


Maternal II se divertindo na cama elástica.









Pré A e B se divertindo na cama elástica e na piscina de bolinhas.